sexta-feira, abril 07, 2006

7 de Abril - Dia mundial da Saúde.


O slogan do Dia Mundial da Saúde — 7 de abril — deste ano é “Trabalhando juntos pela saúde”, uma homenagem da OMS aos profissionais de saúde, heróis desta luta tantas vezes inglória.

A República Centro-Africana foi o país escolhido pela Organização Mundial de Saúde para simbolizar essa luta. Sacudida por quatro guerras nos últimos 10 anos, o país vive em eterna comoção e seu povo carrega as cicatrizes da tortura, do estupro, da execução de mulheres, homens e crianças.

O drama não é divulgado pelos meios de comunicação e, por isso, a ONU o define como “a crise mais silenciosa do mundo”.

Os trabalhadores da saúde enfrentam como podem o HIV/Aids, a malária, a tuberculose, a doença do sono, a febre tifóide e a meningite. Menos de um terço da população tem acesso à água potável; a expectativa de vida, que em 1995 era de 49 anos, em 2003 baixou para 41. Há um médico para cada 17.850 pessoas, um enfermeiro para cada 7.812, um leito de hospital para cada 1.095. “Tudo é emergência”, diz o médico centro-africano Eugène Serdouma. “Tudo está quebrado: o povo, o hospital e o Estado.”

No Brasil, país distante dessa realidade, os profissionais de saúde enfrentam outras lutas. Ana Rosa Garcia da Costa, conselheira municipal de saúde de São Paulo e diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município, considera o slogan “Trabalhando juntos pela saúde” bastante irônico. “Os profissionais de saúde trabalham numa direção e o governo em outra”, lamentou. “Trabalhamos em defesa do SUS e o governo pelo desmonte do SUS, entregue à iniciativa privada”, concluiu.

Nenhum comentário: