quinta-feira, abril 06, 2006

O Palhaço Carequinha


Artista de circo, cantor, compositor.
Sua mãe era trapezista e seu nascimento foi num picadeiro de circo, logo após o espetáculo em que ela sentiu as dores do parto, quando se equilibrava no arame.

Neto de Savala, dono do Circo Peruano, no qual começou a trabalhar em 1920, aos cinco anos de idade. Em 1938, estreou como cantor na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, no programa "Picolino", de Barbosa Jr.

Em 1950, passou a trabalhar na recém- inaugurada TV Tupi, formando uma dupla de palhaços com Fred, nome artístico utilizado por Fred Vilar, no programa "Circo do Carequinha". Tornou-se, assim, um pioneiro do circo na televisão brasileira e de programas infantis ao vivo na TV. O programa permaneceu 16 anos no ar.

Considerado um dos mais importantes palhaços de circo do Brasil, comemorou o aniversário de 87 anos, em 2002, com uma apresentação no Teatro João Caetano. Em dezembro do mesmo ano, em entrevista a Bóris Casoy, na TV Record, descontraiu o jornalista, levando-o a cantar "O Bom Menino".

Carequinha atravessou várias gerações como ídolo infantil. Apresentou-se para vários presidentes, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart, passando pelos generais do governo militar, além de ter recebido condecoração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2003, ao completar 88 anos, Carequinha foi homenageado por seresteiros em Rio Bonito/RJ, e foi recebido por 4 mil crianças na quadra da Escola de Samba Porto da Pedra, em São Gonçalo(RJ), onde morava. Demonstrando saúde e vitalidade, fazia shows pelo menos duas vezes por semana. Mudou-se para um novo circo aos 90 anos.

Nenhum comentário: